terça-feira, 19 de julho de 2011

O Samba


Por Moema Ameom

O samba surgiu da mistura de estilos musi-cais de origem africana e brasileira.[...] O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tri-bais do continente.[...] As raízes do samba foram fincadas em solo brasileiro na época do Brasil Colonial, com a chegada da mão-de-obra escrava em nosso país.
O samba baiano é influenciado pelo lundu e maxixe, com letras simples, balanço rápido e ritmo repetitivo. Com palmas e cantos, os dançarinos dançam dentro de uma roda. [...] No Rio de Janeiro, o samba está ligado à vida nos morros, sendo que as letras fa-lam da vida urbana, dos trabalhadores e das dificuldades da vida de uma forma a-mena e muitas vezes com humor.[...] Entre os paulistas, o samba ganha uma conotação de mistura de raças. Com influência italiana, as letras são mais elaboradas e o sotaque dos bairros de trabalhadores ga-nha espaço no estilo do samba de São Paulo.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/samba/

Samba... som miscigenado que faz com que as vibrações energéticas da medula percorram de Dó a Si todas as escalas coloridas da coluna vertebral – ler O Informal 41. Dança que bate atabaque para as forças da raiz sem deixar de embalar o coração com a permanência cadenciada do Fá. Ritmo abençoado que envolve o Sistema com a ousadia simples da criança, fazendo brincar a energia vital. Som que, tornando-se permanente, pode conduzir à indolência, pois deixa de estimular a ousadia, gerando acomodação sistêmica. Suas ondas sonoras harmonizantes embebedam o espírito, criando boa companhia aos processos de ilusão.

Mascara a realidade e embriaga a alma conduzindo à falsa beleza. “Deixa a vida me levar”... transforma-se em hino de uma compassividade permissiva onde o senso de responsabilidade desaparece, dando lugar à falsa entrega que desequilibra o tônus visceral, fazendo com que o esqueleto ósseo perca o rumo da estrutura.

As Escolas de Samba têm tudo para serem celeiros de construção de estados emocionais harmonizados, mas, como toda e qualquer escola de danças, para que assim venha a ser, é preciso um estudo mais detalhado dos valores nacionais. Um olhar mais jocoso sobre a malemolência proveniente dos corpos que, uma vez envolvidos pelo batuque, deixam brotar expressões sensuais que proclamam a criatividade como fonte natural de vida plena.

Som cheio de graça! Mantra sagrado que nos coloca em eterno contato com o Multiverso!

Comemora-se em 2 de dezembro o Dia Nacional do Samba.

Nenhum comentário: