terça-feira, 19 de julho de 2011

O Sagrado


por Moema Ameom

A dança é um diálogo onde as palavras são movimentos. [...] ¹

Dançar, portanto, significa expressar o sentir através dos movimentos que o corpo produz ao captar o estimulo sonoro que o impulsiona, incluindo o silêncio. Sendo assim, para que o ato de dançar possa manifestar o prazer, alguns passos precisam ser trilhados. O último deles certamente é o aprimoramento técnico. O primeiro deve permitir o acesso ao desejo natural de expressar com o corpo seus sentimentos. Hoje em dia a origem deste processo pode ser observada com facilidade, graças à ressonância magnética.
A visão do feto se movendo no líquido amniótico, sinaliza a dança da essência vital formadora da matéria-corpo físico. O regente desta formação é o som da respiração da mãe.

Pautada nesta visão, acredito que dentro de todos os seres vivos do planeta o desejo se dançar exista de maneira muito contundente. Sendo assim, estes impulsos naturais, caso não ganhem espaço para serem liberado na infância, ficarão retidos em nós de energia, gerando um dos principais motivos de desregulagem do Sistema Orgânico.
Estes bloqueios inibem a comunicação do ser consigo mesmo, afastando o ser humano do real contato com seus sentidos. Lembremos aqui que o bloqueio energético tanto se manifesta com a falta como com o excesso de espaço.

A maneira como é moldado o corpo para expressar o que sente, é a parte mais fácil de todo o processo. Quando o desejo interno é despertado, a intenção direciona o corpo para a conquista da harmonia entre os processos emocionais e o desejo de falar através dos gestos, atitudes e expressões emanadas pelo corpo. A técnica é a escolha da forma que se-rá dada ao ato de expressar.
Importantíssima para a construção da estrutura emocional, precisa trilhar o caminho do equilíbrio através da regulagem do Hiper/Hipo tônus.
O questionamento é: Como saber o que desejamos sem sermos capazes de ouvir o som ou reverberação do estímulo proposto ao movimento? Assim como o feto não é capaz de se desenvolver sem a respiração proveniente da mãe, também o adulto não dança sem expirar suas emoções.

[...] o artista não exprime algo que lhe é exterior: procura ser verdadeiro; o seu corpo é a oferenda e a sua consciência é o oficiante. Ele dança com o espírito, quer dizer, exalta o corpo para sublimar. [..] ¹

Se o corpo for exaltado para sublimar, a que nível de consciência o texto se refere? Para que o Sistema em sua totalidade possa fazer da dança seu verdadeiro veículo de expressão, precisa primeiramente passar por processos de conscientização dos movimentos que é capaz (ou não) de executar com seu corpo físico. A emoção produzida nesta relação – consciência X movimento – pode conduzir à sublimação da matéria, construindo um mundo de alienação onde o campo sensorial, ao se distanciar dos fluxos nervosos existentes nas vísceras, constrói um profundo distanciamento do sentir.
Podemos ser extremamente verdadeiros expressando o que nos é solicitado pelos estí-mulos externos, mesmo porque, aprendemos a nos gerar neles. Apenas precisamos de es-paço para reconhecer o caminho a ser percorrido por nossos pés, iniciado no útero materno.

Fonte
¹ oracoesparadeus.blogspot.com/2008/09/dana-sagrada.html

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