segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Jogos Moitakuenses



Moema Ameom

Princípio ativo:

Todo e qualquer movimento gera energia > toda e qualquer fonte de energia gera movimento.
A este inter.câmbio chamo VIDA.
Para mantê-lo em equilíbrio permanente é preciso:
• que o grau da intensidade da tensão nele existente, ganhe consciência quanto à sua fonte e geração.
• que o nível de entrega à experiência formadora do aprendizado, tenha por objetivo descobrir os processos do como e suas aplicações diante dos fatos do cotidiano.


Decupando imagem para clarear a visão – flexibilizar o como:

Parto do corpo humano como fonte de in.forma.ação.
Lembro que a máxima descrita acima se aplica a ele e a todo o universo, materializado ou não.

Imagem 1 - Sistema Nervoso Central (SNC) > massa encefálica – núcleo da produção energética.

Encontros sinápticos produzem, em velocidade e intensidade até hoje incontáveis, movimentos que geram e gestam a energia vital. Esta, uma vez distribuída na massa corporal, alimentará os encontros sinápticos, gerando a qualidade de vida do Sistema.
Este Ciclo Vital, forma.dor da aglutinação molecular, é o responsável pelo grau (nível) de tensão que irá reger as ações e reações provenientes do Corpo Físico (matéria humana). Por conseguinte, a maneira como esta energia é aproveitada, sinaliza o padrão de vibração da matéria, demonstrando sua real capacidade de aprendizado.


Imagem 2 - Sistema Nervoso Periférico (SNP) > matéria (corpo físico) > local onde é processada a energia proveniente do SNC.

Caberá aos ossos (Ita) e suas inter-relações equalizadas através das ondas vibratórias dos ligamentos e nervos, estruturar os caminhos das cadeias musculares e viscerais. Tendo como núcleo a Coluna Vertebral, o SNC distribui estímulos energéticos responsáveis pelo pulsar que Movimenta a matéria, formada por água - líquido (kuá) em sua grande maioria.
Todo e qualquer movimento produzido pelo Corpo Físico é proveniente da qualidade desta inter-relação.


Imagem 3Qualidade energética = nível de tensão > formação do tônus > distribuição harmoniosa dos hormônios.

Os movimentos vitais têm como princípio básico para a unificação sistêmica, a concentração. Sem a mesma não é possível aglutinar moléculas e, conseqüentemente, impossível realizar a materialização. Sendo assim, o grau de intensidade da concentração é o responsável pela forma.ação da matéria.

Matéria = concentração molecular nuclear = energia vital = movimento = matéria.

A concentração é a combinação dos processos de contração e expansão, vistos como complementação um do outro. Só há contração quando há expansão e vice-versa.

A regulagem energética destes movimentos deve ser construída através do cuidado com o tempo de repetição de um deles.
Sempre que acontece a predominância de um deles, o outro fica sobrecarregado. Assim acontecendo, o tônus perde a pulsar natural gerando um desequilíbrio ósseo que acaba por afetar a distribuição da energia na rede do SNP.

A desestrutura (perda do pulsar natural) do tônus vem a ser o desequilíbrio entre hipotonia e hipertonia, movimento este responsável pela má distribuição do peso da massa corporal em relação à gravidade planetária.

O peso mal distribuído é gera.dor da dissonância entre o tônus corporal com a rede tonal que o cerca – fatos do cotidiano.

Este comprometimento amplia o atrito molecular necessário, criando um grau de irritação desarticulado e incoerente que dará à matéria todo tipo de desequilíbrio (orgânico e mental).


Imagem 4Irritação > incômodo > desequilíbrio emocional

Toda irritação, tanto aquela considerada benéfica quanto a maléfica, provoca incômodo visceral (corporal).
Para melhor compreender a teoria aqui aplicada, é preciso ver como incômodo algo que mexe no movimento cômodo ao qual a aglutinação molecular está habituada.
(In) cômodo, portanto, é tudo aquilo que propõe renovação celular acordando a produção energética do Sistema Nervoso Periférico que, por acomodação, deixa de aproveitar equilibrada.mente os impulsos que recebe do SNC.


A irritação hiper aquece (+) as moléculas. Sendo assim, em algumas situações da vida, precisa ser estimulada para que a hipotonia (frio excessivo) não se instale no Sistema, sob pena de paralisação cardiovascular.

Vem desta máxima visceral, a busca pelo atrito (brigas, dramas, violência); a eterna luta pela manutenção da vida. Perde sempre o organismo mais debilitado emocionalmente; aquele que não conhece seus caminhos internos de reconstrução – consciência fraca diante da realidade dos fatos.

O desequilíbrio emocional é visto como qualidade de mutação diante das propostas dos movimentos vitais. Capacidade de reorganização comportamental – Como -, onde os processos de ação/reação serão reformulados permanentemente, abrindo portais de novos aprendizados.


Imagem 5Sentidos > fonte de aprendizados.

Toda e qualquer imagem capturada pelo nervo ótico irá modificar a qualidade dos impulsos nervosos provocados pelas sinapses neurais. O mesmo acontece com os sons captados pelos ouvidos.

A união da imagem com o som provoca sensações epiteliais (a pele é o maior órgão do corpo humano) que acordam a percepção, dando apoio aos fluxos nervosos responsáveis pela geração de ações/reações.
Estes irão criar na mente os processos de análise que formarão a razão e a lógica. Os conceitos surgirão da qualidade desta reunião.
Mente e massa encefálica unem-se através da qualidade de impulsos gerados.


Impulso desconexo = mente desconectada com os reais aprendizados relativos aos fatos externos.


A principal fonte de desarmonia causada pelos impulsos provenientes dos sentidos,é o apoio dado de maneira desequilibrada durante seus processos de experiência.

Cena 1

Massa encefálica irritada inconsciente da sua irritação, recebe ondas vibratórias de outra massa encefálica com o mesmo processo de irritação. Mesma fonte de aprendizado. Ambas prontas para partilhar informações que irão conduzi-las a um novo campo de conhecimento. Ambas querem aprender a aprender.

Sendo parte de aparelhos capta.dores, cada qual absorve do outro o que quer captar. Nem sempre aquilo que deseja captar é o que é captado. Na maioria das vezes não é, pois a fonte do aprendizado profundo encontra-se nos processos de negação.

Quando o desejado é negado, surge a dificuldade e o risco; a curiosidade molecular é aguçada acordando a criatividade que partirá em busca de solução para o problema - ou não.

É bom lembrar que a permanência do problema mantém as moléculas acomodadas à uma situação que o organismo conhece como sendo solução.


Decupando:

Excesso de solução > uso excessivo da criatividade > exige sobrecarga neural que passa a produzir o que ainda não tem maturação para produzir, apesar de ter a potência para fazê-lo > excesso de fluxo > hipotonia

Excesso de problema > uso minimizador da criatividade > obstrui o fluxo neural que passa a não distribuir para o corpo o que tem para distribuir > guarda a potência > anti-fluxo > hipertonia


Como o Sistema precisa de equilíbrio para manter a matéria, excesso de hipotonia provoca excesso de hipertonia (vice-versa). Dependendo do grau deste “excesso” a conscientização do mesmo é mais fácil (ou não) de ser apreendida. Ex.: cadeia muscular e ou ligamentar com excesso de hipotonia produz excesso de hipertonia medular – inflexibilidade neural. (vice-versa)


Retornando à Cena 1:

Sendo o movimento de irritação a fonte de equalização do tônus, havendo tônus desestruturado (predominância do Hipo ou Hiper) como será a qualidade da captação?
O que fazer para regulá-la em outro nível de vibração tonal?

Vamos lembrar que dependerá desta qualidade a formação dos processos mentais e conseqüentemente das próximas motiv.ações que conduzirão a matéria à busca por novos aprendizados.

A qualidade do apoio dado em momento de criatividade muito estimulada (quando encontra a negação) é primordial para a estruturação do estado emocional.

Apoio = atenção = observação = não ação = respeito à experiência individual

Com irritações misturadas manipulando-se entre si, como desenvolver o aprendizado?
O que será absorvido como sendo aprendizado?


Cena 2

Massa encefálica irritada consciente da sua irritação, recebe ondas vibratórias de outra massa encefálica com a mesma proposta quanto aos processos de irritação.
Ambas prontas para partilhar informações que irão conduzi-las a um novo campo de conhecimento. Ambas querem aprender a aprender.

Sendo a irritação consciente proveniente da matéria cujo processo neural distribui intensidade vibratória capaz de produzir equilíbrio de hiper e hipo tônus, o diálogo entre ambas irá expandir o campo de aprendizado ampliando o conhecimento. O semelhante (matéria viva) serve de espelho para a construção da individualidade. O aprendizado é ampliado expandindo a consciência comum.

Para que possa haver plena conscientização do campo de irritação da matéria a fim de aplicá-la nos processo de ação/reação sem deturpação da real potência encefálica, é preciso que o Corpo Físico seja capaz de aquietar-se dentro de si mesmo (mesmo que por breves momentos repetidos homeopaticamente) a fim de escutar e auscultar suas ondas vibratórias.

O mergulho interno tendo como objetivo reConhecer os movimentos articulares e suas reais possibilidades, permitem (ou não) a partilha fluídica entre os ossos do esqueleto. Ganhar este padrão de consciência, auxilia – e muito – na equalização dos fluxos neurais. É preciso, porém, que seja construída a verdade no reconhecimento do padrão alcançado, porque senão, a potência fica estagnada da(na) mesma forma, gerando posições ósseas de prepotência.O ar, mesmo caminhando, trava o caminho do fluxo neural.

Para que a entrega aos movimentos vitais ganhe proporções satisfatórias é imprescindível o apoio externo a fim de que a confiança seja resgatada das (nas) vísceras.

Sabedoria orgânica = Potencial verdadeiro.

Gerando totalidade = vamos experienciar juntos

Brincando de espiralar, rodopiar, circular, uma vez que, em se tratando de energia, não existe princípio nem fim, podemos nos arriscar a montar esta colcha de retalhos onde os fuxicos mentais promovem a tranqüilidade do ar > ou não.

Partindo do princípio que tanto provocando quanto acalmando as irritações estamos equalizando o tônus, que vem a ser a vida, podemos sem medo de errar (ou de acertar), começar a montar nosso quebra-cabeça.

Conto com a ajuda de vocês para construir muitos caminhos, pois só assim seremos capazes de manter os Movimentos das Itas em ressonância harmônica com as kuás orgânicas.

Que sejam os ossos(ita) estruturas desestruturáveis para que as águas internas (kuá) possam fluir e refluir sem medo de sentir o medo por não serem estagnáveis.
Podemos começar observando a pá-lavra estagnação.

“Deitado eternamente em berço esplêndido ao som (audição) do mar e à luz (visão) do céu profundo ...”

Onde ela se encontra?
Como vem sendo utilizada?
Com que objetivo?
Como se aprende com “fulguras ò Brasil, florão da América”?
Qual o como da América? E o seu?


Em um país como o Brasil, onde as ondas vibratórias provenientes da natureza são imensas e o povo ganha multiplicidade devido à matéria miscigenadas etnicamente, este silêncio interno é extremamente difícil de ser conseguido.

Aprender a silenciar dentro da estimulação ao ruído é o segredo que Moitakuá á capaz de desvendar.

Nada melhor para um planeta que, cada vez com maior intensidade, esta desbando pra transformar sua estrutura.

Vamos aprender a aprender!
Itaipuaçu,15/01/2011

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