domingo, 19 de junho de 2011

Quem pinta a sua vida?


ReNata Batista

A vida tem a cor que você pinta. Com que cor você está pintando a sua?

Para responder a esta pergunta, cada um de nós deve se lembrar de que a tal cor com que pintamos a vida está manifestada de muitas maneiras, às vezes bem sutis. Pouco ou de nada adianta olhar pra caricatura do nosso comportamento e acreditarmos que estamos imprimindo em nossas vidas as mais agradáveis cores.

Muitas vezes não temos sequer a consciência do que estamos pintando. Vamos seguindo a maré, ou melhor, sendo arrastados por ela, jogando cores, indo além ou aquém dos nossos limites, engolindo padrões... e quando vemos, nosso quadro está tão cinza, tão sem cor, sem nuances...!
Buscamos tanto ser e ter coisas agradáveis à nossa volta que nem sequer ousamos um riscado diferente, um traço fora do esquadro, uma experimentação... tudo para não corrermos o risco da rejeição. E vamos pintando com poucas corres pra garantir o “acerto” (hã??? Isso existe?).

Não raro, quando nos deparamos com os quadros expostos na caverna da nossa alma e os percebemos sem-graça, buscamos responsáveis alheios a nós: chefe, empregado, família... tem sempre alguém que assume o nosso pincel e sai a pintar a nossa vida! Será???????? Ou fomos nós que pintamos aquilo que não nos agrada? Quando muito, quem permitiu que outrem assumisse o pincel fomos nós mesmos... Ou seja, de quem é a responsabilidade real?Como reconhecer a responsabilidade pelas cores da nossa vida?

Quem é que enxerga o mundo? Quais são os olhos que veem cores, nuances, sutilezas, belezas e feiuras inerentes aos movimentos vitais? A vida pode ser maravilhosa ou horrorosa, depende de qual ponto de vista você escolhe. Ou quais... Ter vários é sempre mais interessante!
Se por um lado enxergar os coloridos é um barato, por outro não adianta só enxergar o lado belo do quadro. O que dá relevo a uma pintura são as suas sombras. Quem de nós tem coragem de assumir as sombras na hora de pintar a pintar a própria vida?

Nenhum comentário: