domingo, 19 de junho de 2011

A Pintura Rupestre e a representação do desejo humano

ReNata Batista


Quando o homem da caverna desenhava nas paredes de sua casa os animais que queria caçar antes de ir pro mato, provavelmente ele não tinha pretensões artísticas. A maioria dos estudiosos acredita que existe um propósito ritualístico para tais pinturas. E você, o que acha? Vamos brincar de imaginar?

Imaginemos o ano de 40.000 a.C., quando ainda nem existia escrita. Os homens e mu-lheres deste período também precisavam se comunicar. Se o marido fosse sair de casa e a mulher não tinha chegado do seu passeio na relva, como ele ia avisar que tinha ido caçar? Na falta de uma caneta e um bloquinho de papel pra deixar um recado, ele desenhava na parede a sua mensagem. Não tinha como ela não ver o recado quando chegasse...

Em outra caverna, caçadores se preparavam para sair na noite escura em busca da refeição da família. Dispondo de poucos recursos de defesa externa, era necessário se preparar muito internamente. Lá iam eles pra parede, exorcizar seus medos, materializando à sua frente os oponentes amedrontadores. E ali, detendo-os em suas mãos, aqueles homens rudes ganhavam segurança para detê-los em seu habitat.Ao mesmo tempo que se fortaleciam para a caça, eles emanavam o desejo de dominar os inimigos exercitando uma “magia propiciatória” ao próprio êxito. Era um ritual de preparação para a caça, uma verdadeira mandinga.

“(...) As pinturas que impressionam pelo realismo. Em algumas, pontos vitais do animal marcados por flechas. Para alguns, "a magia propiciatória" destinada a garantir o êxito do caçador. Para outros estudiosos, era a vontade de produzir arte.
Qualquer que seja a justificativa, a arte preservada por milênios permitiu que as grutas pré-históricas se transformassem nos primeiros museus da humanidade.”wikipedia.org.br

Será que vamos poder saber ao certo o que se passou na cabeça do homem de Neandertal, ou daquele que vivia na Serra da Capivara? Hummm... já passou tanto tempo, né? São só hipóteses.

Mas qual é a sua hipótese?

2 comentários:

João Francisco disse...

Pelas caracteristicas do ser humano, que surgiu como um ser superior, isto é, um ser com capacidade de pensar desde início e com sua evolução,é mais provável que as figuras que faziam tinha realmente o propósito de deixar um recado para outrem na época. Não imaginava ele que isso serviria para o futuro, porque seria lógico que ele pensasse coisa para atender as necessidade do momento, ligado até mesmo a sobrevivência. Aliado a isto, evidente que estava também ligado as figuras ao êxito da caçada, a sua supertição. João Francisco

Moema Ameom disse...

Pois é, João Francisco, podemos até comparar a expressão rupestre ao Facebook de hoje, onde enviamos mensagens para nos conectarmos com uma rede de amigos.
Acredito que o ensinamento mais intenso disto tudo é o quanto o Ser Humano precisa se comunicar para existir.
E viva o nosso 5o.Centro de Força Energético (Chacra) que alimenta nossa capacidade de emitir sons aliando-os à consciência - 3o. CFE - para propagá-los em palavras, desenhos ou gestos com o intuito de atrair atenções.
Aprender a aprender com nossos ancestrais talvez nos ajude a enxergar a roda da existência que acaba sempre repetindo o mesmo movimento de formas bem diferentes.
Um Grande Abraço!