quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ciclo Vital


Moema Ameom

Neste momento da minha existência um ciclo de vida se completa. Acho linda esta capacidade de conscientizar o fechamento de ciclos espiralados onde o mantra da repetição ganha tons, cores e impulsos diversos, desfazendo o cassete energético provocado pelo medo de evoluir. “Estou evoluindo de verdade” é o que me diz esta constatação.

Semana passada fui convidada por um amigo/discípulo de metodologia moitakuense, prof.Rodrigo Gondim, para fazer parte da banca examinadora de um concurso de dança criado por ele na Escola Municipal Levi Carneiro com a intenção de incentivar e estimular seus alunos desta rede pública de ensino. Adorei a idéia e aceitei de imediato.
Na hora do convite surgiu em meu corpo uma sensação interessante que somente hoje pela manhã consegui transcodificar.
Durante meditação matinal, minha consciência trouxe à tona a época em que dava aulas de ballet clássico na Escola Estadual Darcy Vargas na Lagoa-Rio. Era em torno do ano de 1974/75.
Foi minha primeira experiência como professora de ballet.
Muitas crianças desmotivadas, mães sem muita expectativa com relação àquele tempo que dedicavam à dança e eu, como professora e coordenadora do setor, sem saber o que fazer com o ensino do “balezinho”. Resolvi, então, criar um concurso de coreografias incentivando as alunas a coreografarem, desenharem seus figurinos e cenários.
O evento foi realizado no palco do auditório do Jockey Club do Rio e eu convidei para a banca examinadora alguns amigos do Teatro Municipal do RJ e do corpo docente da Academia de Ballet Tatiana Leskowa.

Foi um assombro para todos os participantes. Uma bela festa de confraternização de classes sociais e artísticas que me facilitou a implantação de uma visão mais ampla com relação ao valor da dança na vida das pessoas.

Agora me preparo para apoiar a iniciativa deste aluno, que mestre é de mim, aplaudindo sua iniciativa com pleno conhecimento de causa.
A alegria ainda é maior porque, no mesmo evento cultural, meu filho, prof.Victor Rocha, estará mostrando os trabalhos de seus alunos da turma do Curso Livre de Cinema cujo objetivo é fazer do cinema um veículo de educação.

Plantei e estou colhendo! Feliz .... muito feliz com o resultado da colheita.

Itaipuaçu, 1 de dezembro de 2010

Nenhum comentário: