por ReNata Batista
BOCEJO. Bo-ce-jo. Diga em voz tão alta quanto puder. Bo-ce-jo. Sinta a língua e articulação mandibular. E o AR. Onde está o bocejo? Brinque com a língua pela boca. Procure-o. Estimule-o.
VOCÊ SABE POR QUE BOCEJAR É IMPORTANTE?
O corpo pede para arreganhar a boca quando precisa despressurizar tensões, abrindo-se para receber mais oxigênio e continuar a fazer o que está fazendo - por exemplo, assimilando informações externas numa sala de aula. Mas este aliado tão importante da oxigenação cerebral é injustamente associado ao tédio e ao sono.
Você sabia que os batimentos cardíacos podem se elevar em até 30% durante um bocejo? E que atletas olímpicos normalmente bocejam antes de uma competição? Ou seja, bocejar estimula o organismo e aumenta seu rendimento!
Durante um bocejo, os pulmões se expandem, o diafragma se contrai, a mandíbula se abre influenciando o espaço interno do ouvido e despressurizando o nervo trigêmeo (que transmite informações sensoriais e motoras do cérebro para todo o Sistema Humano). Só isso já bastaria para entendermos que bocejo é parceiro do aprendizado? Tem mais.
Pesquisa feita por cientistas japoneses diz que “O ato de bocejar está associado à habilidade das pessoas de demonstrar empatia entre elas”, e recentemente, pesquisadores estadunidenses disseram que “o efeito ‘contagioso’ do ato de bocejar seria um mecanismo para ajudar um grupo de pessoas a se manter alerta.”
Portanto, caro educador, não se sinta ofendido quando seu aluno bocejar na sala de aula. Ele está demonstrando interesse em algum nível pelo conteúdo e seu organismo está buscando formas de se manter ligado a ele. Então, fica aí uma idéia: que tal começar a próxima aula com uma “bocejada” coletiva?
O Informal é um espaço reservado pelas profissionais de Moitakuá Moema Ameom e ReNata Batista para disseminarem as idéias da metodologia. Tem o objetivo de ampliar cada vez mais possibilidades de partilha entre todas as pessoas interessadas em desenvolver conceitos metodológicos. Os textos aqui apresentados começaram a ser postados em fevereiro de 2008. O principal foco de Moitakuá é a ReNovAção permanente em nome da ReVitalização da Consciência Universal

sábado, 5 de julho de 2008
Educação em Re.Vista: BOCEJO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Sabe aquela teoria de que só o assunto bocejo já basta para começarmos a bocejar? É real messsmo, viu?
Foi só eu começar a rascunhar este artigo para bocejar sem parar!
Lendo o artigo que eu escrevi, da pra sacar o porquê?
Um abraço, ReNata
Postar um comentário