domingo, 22 de maio de 2011

METAFORAHH...!



Moema Ameom

“O tempo é uma cadeira ao sol, e nada mais” Carlos Drummond de Andrade

Como poderei passar minha vida, que tempo é, sendo uma cadeira? E quando as nuvens taparem o sol e chover? Deixarei de ser viva? Morrerei? Como farei para renascer no próximo dia de sol?

Sendo uma cadeira, porque ando sobre dois pés? Deveria andar de quatro. Os quadrúpedes são mais vivos que eu? Têm mais tempo?

Se eu sou uma cadeira, porque não consigo ser amiga de uma, assimilando sua sabedoria de simplesmente estar sem nada querer ser?

Muito bem. Vou começar a imaginar-me uma cadeira ao sol.
Quem deixarei que sente em mim? Como poderei fazer para não deixar que sentem aqueles que me desagradam; os que não sentem? Vou quebrar-me. Transformar-me em pedaços. Quem vai querer pedaços de uma cadeira? Talvez as formigas. São capazes de me levar para suas tocas. Se assim for, o tempo passará a ser um formigueiro. Grandão! Ou não. Depende da quantidade de mim que as formigas pegarem. Estando dentro do formigueiro poderei sentir sua luminosidade?

E se meus pedaços forem usados para fazer uma fogueira? As labaredas do fogo vão me fazer dançar e, certamente o farei à luz da lua; aquecerei enamorados.Vou servir para preparar iguarias saborosas e depois... sendo cinza ... adubarei a terra e alimentarei ...as formigas.

Bom saber que o tempo é uma cadeira, mas gostaria que seu lugar fosse à sombra. Ficar exposta ao sol todo o tempo, com esta baixa de oxigênio que permeia o planeta, vai me incandescer muito rápido;vou sufocar o tempo. Nãodançarei nem poderei alimentar minhas amigas.

Prefiro, sinceramente, ficar com o nada mais. Será o nada, lugar d’O Mais? Será este o lugar de depósito das cadeiras? Será que um dia muitos seres humanos, pelo menos visitarão “O Depósito”? Escreverão sobre suas visitas até que esta escrita transforme-se em literatura?

Poderá servir para um belo roteiro de cinema e TV? Quem irá personificar a cadeira?
Acredito que quando assim o for, eu já serei Xintz ...a fagulha curiosa de Lós!

Nenhum comentário: